A Associação Recreativa Bigodes de Rato foi fundada em 17 de Maio de 1999 por um grupo de foliões da nossa vila, simpatizantes do Carnaval no Brasil e mais concretamente da Bahia. A associação conta atualmente com cerca de 200 associados, dos quais cerca de 50 elementos compõem a nossa bateria “BateRataria” onde, entre outros, tocam vários instrumentos de percussão.

Das várias iniciativas que desenvolvemos ao longo do ano, quer a nível desportivo, recreativo e cultural, estamos essencialmente vocacionados para actividades carnavalescas, nomeadamente a participação nos desfiles de Carnaval no Domingo e 3ª feira – com temas, letras, música e fatos originais, criados pelos nossos próprios elementos – onde qualquer pessoa pode nos acompanhar no próprio desfile ao integrar o “Bloco dos Bigodes de Rato”.

Para além destas actividades, a associação participa em vários eventos patrocinados pela autarquia e não só, com especial destaque para as já bem conhecidas noites de festa na “Galé” (rua da nossa sede) por altura dos Santos Populares, com muita música e boa comida. Especial destaque também para o nosso Trio “Bigodes Eléctrico” que habitualmente “abre as hostilidades” no fim de semana de carnaval, realizando-se no sábado à noite na marginal de Sesimbra. Mais recentemente deixámos também a nossa boa marca nas Tasquinhas do Mar, evento realizado pela primeira vez este ano no âmbito das comemorações da Festa do Nosso Senhor das Chagas (Abril e Maio) e será para continuar.